A hipótese Gaia surgiu quando o cientista James Lovelock lançou a teoria de que nosso planeta se comportaria como um organismo vivo e inteligente, sendo capaz de superar situações de desequilíbrio ameaçadoras a vida e criar novas condições de equilíbrio mesmo que isso exigisse grandes adaptações das espécies existentes.
A vida e os processos evolutivos só se tornaram possíveis na terra devido a esta capacidade própria do planeta de controlar e manter as condições físicas e químicas em equilíbrio constante influenciando em todas as formas de vida existentes e sendo também influenciado por estes fatores bióticos. Fatores de desequilíbrio sempre estiveram presentes em nosso planeta provocando alterações drásticas nas paisagens, no clima global, processos evolutivos e na extinção das espécies ao longo de toda a sua história natural. O “organismo” terra sempre reagiu com seus mecanismos de defesa combatendo estas "graves doenças", sempre usou todos os recursos necessários para recompor-se cada vez mais forte e saudável equilibrando os sistemas naturais propiciando a continuidade da vida neste planeta. Porém apareceu o homem.
A espécie humana vem aumentando de maneira descontrolada nos últimos séculos consumindo uma proporção cada vez maior dos recursos materiais da terra. Tem interferido nos ambientes através da produção de resíduos e poluentes, introdução de espécies exóticas em ecossistemas naturais e na extinção de inúmeras espécies através da superexploração. A interferência humana em comunidades equilibradas tem colocado em risco todas estas intrincadas relações que levaram milhões de anos para se construir. Contudo, nenhum fator tem sido mais prejudicial ao equilíbrio planetário como o “efeito estufa”, a doença deste grande organismo chamado terra.
O efeito estufa é o fator que causa o aumento da temperatura global devido às altas concentrações de CO2. Fenômenos naturais tais como a variação solar, erupções vulcânicas e acumulo dos gases do efeito estufa podem provocar o aumento na temperatura do planeta, porém o aquecimento global atual é, cientificamente comprovado, por ações antropicas. O uso dos combustíveis fósseis, desmatamentos, queimadas, geração de energia por termoelétricas, poluição ocasionada pelo acumulo de lixo, liberação de gases poluentes pelas indústrias são os principais fatores que tem ajudado na elevação do clima do planeta terra.
O aumento no nível da temperatura trará conseqüências catastróficas no planeta terra alterando biomas, extinguindo espécies, facilitando a contaminação e disseminação de doenças, provocando aumento no numero de mortos e desabrigados, e perdas econômicas severas devido ao clima. Este total desequilíbrio tem sido provocado pela espécie humana que como um “câncer” em metástase vem adoecendo o planeta colocando-o em estado de agonia diante de total irresponsabilidade e egoísmo. A febre, chamada aquecimento global, pode ser mortal para muitas espécies e comunidades incluindo o ser humano que tem cavado sua própria sepultura lutando contra a natureza.
A hipótese Gaia compara a Terra como um organismo vivo, e todo organismo diante de uma ameaça interna que desestabilize sua saúde reage procurando eliminar o agente estranho equilibrando a fisiologia interna e restaurando a saúde pessoal. O ser humano se tornou este agente estranho quando influenciou o aumento da temperatura global, porém a reação do planeta não afeta apenas o homem mais toda a forma de vida que nele existe podendo ocasionar uma extinção em massa.
O problema que não pôde ser evitado deve agora ser contornado com ações conscientes a nível individual e coletivo buscando restaurar o equilíbrio do planeta, mesmo que este equilíbrio esteja distante.
Setembro de 2009

Então vamos fazer a nossa parte, pois não podemos apenas cobrar das autoridades, ainda vejo muitas pessoas degradando o meio ambiente com atitudes simples como abandono de residuos nas ruas, nos rios e isso em nossa propria cidade.
ResponderExcluirOlá amigo, passando pra conhecer seu blog. Muito bacana! Já estou seguindo. Grande abraço.
ResponderExcluirocafofodobrito.blogspot.com
Boa postagem...
ResponderExcluirTenho uma semelhante na TAVERNA!!!
É bom chamarmos a atenção das pessoas para esse tema!